Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aquecimento amplia a zona tropical da Terra

O aquecimento global está ampliando a faixa da zona tropical do planeta, constatou um estudo australiano. Após um revisão de 70 artigos científicos, pesquisadores da Universidade James Cook concluíram que os trópicos ganharam cerca de 500 quilômetros nos últimos 25 anos. A mudança poderá trazer mais doenças e secas para áreas densamente povoadas do planeta.

Para o estudo, os cientistas analisaram dados de balões meteorológicos, medições de satélites, pesquisas sobre a temperatura do mar e modelos de clima. A conclusão é que as secas estão ficando cada vez mais comuns no sul, ao tempo que o norte está sofrendo uma elevação na freqüência de chuvas. Isso significa que a zona subtropical árida nos limites da zona tropical – região entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio – está sendo empurrada para as zonas temperadas.

Segundo os pesquisadores, os efeitos dessa modificação podem ser devastadores. “Tais áreas incluem regiões densamente povoadas do sul da Austrália, sul da África, sul da Europa Mediterrânea e do Oriente Médio, sudoeste dos Estados Unidos, norte do México e sul da América do Sul”, explicou Steve Turton, de acordo com reportagem da agência de notícias AFP. “Todas elas deverá sofrer secas severas”.

Para Turton, as implicações não serão só ambientais, evoluindo para problemas sociais e de saúde. “Alguns estudos prevêem que o maior aumento no potencial anual epidêmico da dengue será nas regiões subtropicais, inclusive EUA, China e norte da África, no hemisfério norte, e América do Sul, sul da África e a maior parte da Austrália, no hemisfério sul”.