Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apple substitui parafusos do iPhone 4 sem avisar clientes

Empresa faz a alteração do dispositivo na assistência técnica de sua lojas

Seguindo a filosofia de manter controle absoluto sobre seus produtos, as lojas da Apple nos Estados Unidos estão substituindo os parafusos dos iPhones 4 – levados a elas para assistência técnica – por novo modelos que tornam difícil a qualquer um abrir o aparelho. Kyle Wiens, presidente-executivo da iFixit, uma proeminente fornecedora de componentes e de assistência técnica para aparelhos da Apple, disse que o propósito dos novos parafusos é impedir que as pessoas abram o celular e substituam sua bateria.

Wiens disse ter percebido em novembro que os parafusos estavam sendo substituídos. “Se você levasse seu carro para a concessionária para uma revisão e eles soldassem o capô, você não ficaria contente,” disse Wiens. A iFixit se tornou famosa no mundo da tecnologia por desmontar os produtos da Apple logo após o lançamento. A empresa promove o conceito de reparos em aparelhos eletrônicos a fim de reduzir o volume de lixo eletrônico encaminhado aos aterros sanitários.

De acordo com duas pessoas que conhecem bem a prática, quando um cliente leva um iPhone 4 a uma loja da Apple nos EUA para conserto, a equipe de assistência técnica substitui os parafusos padrão “Phillips” com que o aparelho é produzido originalmente por parafusos do padrão “Pentalobe”. O detalhe é que as pessoas não são informadas da substituição. Os parafusos “Pentalobe” apresentam cinco pontos e exigem uma chave de fenda especial, que não está disponível comercialmente, disse Wiens. A Apple não quis comentar o assunto, mas é bem sabido que desencoraja modificações individuais em seus produtos.

(Com agência Reuters)