Apple sinaliza aproximação com um novo mercado: a realidade virtual
Além de contratar o pesquisador Doug Bowman, especialista no assunto, o CEO Tim Cook também mostrou interesse no tema em uma conferência com investidores
Após o positivo balanço financeiro trimestral da Apple divulgado na noite desta terça-feira – que também registrou uma queda atípica na venda dos iPhones -, o CEO Tim Cook revelou em uma conferência com investidores o que parece ser uma nova aposta da empresa: o desenvolvimento da realidade virtual.
Em uma aproximação tímida e sem muito alarde – diferente das companhias concorrentes Google, Sony e Oculus (Facebook) – a Apple busca novos rumos para este ramo que promete ser um dos principais temas da tecnologia nos próximos anos. Durante a conferência, Tim Cook foi perguntado se a realidade virtual estava restrita apenas a um nicho e ele respondeu mostrando claro interesse no assunto.
“Eu não acho que seja um nicho. A realidade virtual é muito interessante e tem diversas aplicações que podem ser feitas”, declarou o executivo. A resposta de Cook, no entanto, seria apenas uma opinião se a Apple não tivesse sondado um especialista em realidade virtual na última semana para integrar o time da companhia.
A empresa anunciou há alguns dias a contratação de um dos pesquisadores mais prestigiados da área, o americano Doug Bowman. Além de ter vários estudos publicados, Bowman é professor de Ciência da Computação da renomada faculdade Virginia Tech e um dos líderes do grupo de Interação 3D, criado especificamente para o desenvolvimento de interfaces tridimensionais para a imersão em ambientes virtuais.
Concorrência – Uma das maiores concorrentes da Apple no ramo, a Alphabet – empresa controladora do Google – anunciou recentemente uma nova divisão da empresa para realidade virtual. O Facebook é outro que tem planos na área e já desenvolveu produtos como o Oculus Rift, da empresa de realidade virtual Oculus, adquirida pela rede social em 2014.
(Da redação)