Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Apple sinaliza aproximação com um novo mercado: a realidade virtual

Além de contratar o pesquisador Doug Bowman, especialista no assunto, o CEO Tim Cook também mostrou interesse no tema em uma conferência com investidores

Por Da Redação
27 jan 2016, 15h40

Após o positivo balanço financeiro trimestral da Apple divulgado na noite desta terça-feira – que também registrou uma queda atípica na venda dos iPhones -, o CEO Tim Cook revelou em uma conferência com investidores o que parece ser uma nova aposta da empresa: o desenvolvimento da realidade virtual.

Em uma aproximação tímida e sem muito alarde – diferente das companhias concorrentes Google, Sony e Oculus (Facebook) – a Apple busca novos rumos para este ramo que promete ser um dos principais temas da tecnologia nos próximos anos. Durante a conferência, Tim Cook foi perguntado se a realidade virtual estava restrita apenas a um nicho e ele respondeu mostrando claro interesse no assunto.

“Eu não acho que seja um nicho. A realidade virtual é muito interessante e tem diversas aplicações que podem ser feitas”, declarou o executivo. A resposta de Cook, no entanto, seria apenas uma opinião se a Apple não tivesse sondado um especialista em realidade virtual na última semana para integrar o time da companhia.

A empresa anunciou há alguns dias a contratação de um dos pesquisadores mais prestigiados da área, o americano Doug Bowman. Além de ter vários estudos publicados, Bowman é professor de Ciência da Computação da renomada faculdade Virginia Tech e um dos líderes do grupo de Interação 3D, criado especificamente para o desenvolvimento de interfaces tridimensionais para a imersão em ambientes virtuais.

Continua após a publicidade

Concorrência – Uma das maiores concorrentes da Apple no ramo, a Alphabet – empresa controladora do Google – anunciou recentemente uma nova divisão da empresa para realidade virtual. O Facebook é outro que tem planos na área e já desenvolveu produtos como o Oculus Rift, da empresa de realidade virtual Oculus, adquirida pela rede social em 2014.

Homem joga vôlei com o 'Oculus Rift', óculos que simula realidade virtual, durante a CES 2015 em Las Vegas
Homem joga vôlei com o ‘Oculus Rift’, óculos que simula realidade virtual, durante a CES 2015 em Las Vegas (VEJA)

(Da redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.