Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apple reconhece falha de segurança do iOS 7

Brecha permite que qualquer pessoa tenha acesso às fotos armazenadas em iPhones e iPads – mesmo se estiverem protegidos por uma tela de bloqueio

A Apple reconheceu nesta sexta-feira a existência de uma falha de segurança em seu novo sistema operacional, o iOS 7. O problema, descoberto e divulgado pelo soldado americano Jose Rodriguez, permite que qualquer pessoa tenha acesso às fotos armazenadas em iPhones e iPads – mesmo se os dispositivos estiverem protegidos por uma tela de bloqueio. Ao site All Things Digital, um porta-voz afirmou que a companhia está prestes a divulgar uma solução para o problema. “A Apple leva a sério a segurança de seus usuários. Nós estamos cientes da vulnerabilidade e logo publicaremos uma atualização para corrigi-lo”, disse.

Leia mais:

Faltam iPhones 5s dourados nas lojas

Descubra se seu iPhone, iPad ou iPod é compatível com o iOS 7

CEO da Apple chama concorrentes de ‘sucata’

Apple lança comercial do iPhone 5C para driblar recepção fria

A brecha está no gerenciador de tarefas do iOS 7. Por meio dela, é possível acessar a pasta de fotos do sistema, bem como espiar quaisquer aplicativos que estejam abertos. É preciso ter o dispositivo em mãos para executar o procedimento, que depende de um dos novos recursos da plataforma, a Central de Controle, para funcionar. Quando executado corretamente, ele possibilita a visualização de imagens e até seu compartilhamento em redes sociais.

Relatos de usuários apontam que o problema está presentes em todos os dispositivos compatíveis. Na redação de VEJA, os testes foram feitos em um iPhone 4s atualizado com a nova versão da plataforma da Apple.

O iOS 7 foi liberado na última quarta-feira para proprietários de iPhones, iPads e iPods. Apresentada em junho deste ano durante a conferência de desenvolvedores da companhia, a WWDC, a plataforma traz mudanças drásticas em sua interface, que se mantinha inalterada desde seu lançamento, em 2007, junto com o primeiro modelo de iPhone.