Clique e assine a partir de 9,90/mês

Apple mostra novos sistemas operacionais

Empresa também liberou a assistente Siri para desenvoledores externos

Por Da redação - 13 jun 2016, 18h30

O CEO da Apple, Tim Cook, deu início ao WWDC 2016, um dos principais eventos da Apple para desenvolvedores, fazendo uma homenagem às vítimas do massacre em Orlando, na Flórida, no fim de semana. Em seguida, foram feitos anúncios de atualização de sistemas operacionais para iPhone e iPad e para os computadores, aplicativos e outros serviços da empresa. Novidades de equipamentos, como iPhone, notebooks e iPads, ficam para setembro, mês tradicional de lançamento de produtos.

Entre as novidades, o sistema operacional iOS 10 (para iPhone e iPad) – disponível para usuários no final do ano – terá, entre outros recursos, nova página inicial e nova tela de bloqueio, que é ligada assim que o aparelho é levantado

Houve mudança também no app de fotos, Photos. Ele ficou mais inteligente e é capaz de reconhecer rostos e de mostrar imagens num mapa. No aplicativo de mensagens, é possível enviar texto “à mão” e desenhos animados,.

A Apple abriu a assistente Siri para desenvolvedores externos. Assim, será possível pedir carro no Uber, publicar foto no Shutterfly ou fazer chamada no Skype por comando de voz, e enviar mensagens usando apps como WeChat ou WhatsApp. Nos computadores Mac, será possível fazer buscas por fotos, documentos, músicas e outros arquivos por comando de voz. A Siri também trabalhará de modo similar na Apple TV.

O sistema operacional dos computadores passa a ser chamado de macOS  com o “sobrenome” Sierra. Traz benefícios principalmente para quem tem um Apple Watch, capaz de se comunicar com o Mac, dispensando senha. Tem ainda um atalho para acessar arquivos da área de trabalho de um Mac em outros computadores ou em um iPhone.

Continua após a publicidade

O Apple Pay, sistema de pagamentos da Apple, permite usar uma conta do sistema para fazer compras on-line. A autenticação com impressão digital poderá ser feita em um iPhone.

O Apple Music tem novo visual e uma área com sugestões musicais. Todos os dias haverá a sugestão de uma playlist personalizada ao assinante.

O sistema do Apple Watch, Watch OS, vai ficar mais rápido e será possível compartilhar a quantidade de exercícios.

(Com Reuters)

 

Continua após a publicidade
Publicidade