Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apple lança recurso para dificultar venda de iPhone roubado

iCloud permite verificar situação do bloqueio de ativação do aparelho

A Apple anunciou nesta quinta-feira o lançamento de uma ferramenta on-line que ajuda a verificar se iPhones ou iPads usados colocados à venda são roubados. Por meio da página do serviço de backup em nuvem iCloud, qualquer pessoa pode informar o IMEI (código internacional de identificação de dispositivos móveis, em inglês) ou o número de série para verificar se o bloqueio de ativação foi acionado. Se o recurso estiver ativado, é sinal de que dispositivo pode ter sido roubado. A informação é útil na hora de decidir pela compra de um iPhone ou iPad usado.

Leia também:

Apple deve lançar próximo iPad na cor dourada, diz jornal

“É extremamente raro”, diz Apple sobre iPhones que entortam

O bloqueio de ativação é um recurso que faz parte do iOS, sistema operacional do iPhone, iPod Touch e iPad, a partir da versão 7. Ao acionar o “Find my iPhone” (Encontre meu iPhone, em inglês), app que permite localizar dispositivos da Apple em caso de perda ou roubo, as funções do dispositivo são bloqueadas. Isso impede que quem roubou o aparelho apague fotos e outros dados ou desative o “Find my iPhone” sem acessar a conta da Apple, a Apple ID.

Após a consulta, a ferramenta orienta o usuário de acordo com a situação do dispositivo. Se o bloqueio de ativação estiver ligado, a recomendação é de que o usuário entre em contato com o proprietário anterior para que ele remova a Apple ID e apague os dados do dispositivo. Quando a verificação é feita pelo proprietário do dispositivo, a ferramenta ensina como desbloquear o iPhone ou iPad e restaurar o aparelho antes da venda ou doação do iPhone, iPod Touch ou iPad.

Para encontrar o número de série do aparelho ou IMEI, o usuário deve acessar o menu ‘Ajustes’, pressionar ‘Geral’ e depois ‘Sobre’ no iPhone ou iPad. Basta rolar a tela para encontrar o número de série do aparelho e, logo abaixo, o código de identificação. O usuário deve digitar um dos números na ferramenta on-line da Apple para descobrir se o bloqueio de ativação do dispositivo está ligado.