Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após três anos no vermelho, Sony estima lucro em 2011

Multinacional japonesa confirma estimativa de prejuízo de US$ 3,2 bilhões em 2010, pior resultado desde 1995, e prevê lucro de US$ 975 milhões em 2011

A multinacional japonesa Sony confirmou nesta quinta-feira um prejuízo líquido de 3,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2010 e estimou que, após três balanços no vermelho, voltará a lucrar nos próximos 12 meses, prevendo ganhos de 975 milhões de dólares.

O balanço divulgado nesta quinta-feira chancela a revisão feita na segunda-feira, quando a fabricante do console Playstation e da TV Bravia abandonou sua estimativa de lucro e previu perdas bilionárias no ano fiscal encerrado em 31 de março. É o terceiro prejuízo consecutivo da Sony, seis vezes maior que o do ano anterior e o pior resultado desde 1995.

Conforme a Sony, o prejuízo se deve ao impacto do terremoto de 11 de março, que a obrigou a fechar unidades no Japão e encareceu o crédito, e à valorização do iene. Segundo a revisão feita na segunda, o impacto combinado do terremoto e dos recentes ciberataques de que tem sido alvo em várias partes do mundo é de 2 bilhões de dólares.

De acordo com o jornal The New York Times, a Sony prevê que venderá no ano fiscal corrente 15 milhões de seu carro-chefe, o console Playstation 3 (700 mil a mais que em 2010), e 27 milhões de TVs de cristal líquido (4,6 milhões a mais que no ano passado). A empresa aproveitou a divulgação de seus resultados para reafirmar que planeja lançar um novo console portátil até o fim de 2011.

(com EFE e AFP)