Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aplicativo transforma celular em controle remoto

Por enquanto, o Clik só pode ser usado para navegar por vídeos do YouTube

Foi lançado nesta quinta-feira um aplicativo que transforma um smartphone em controle remoto para computadores. Trata-se do app Clik, por ora disponível apenas para iPhone e Android.

Algumas pessoas já usam o smartphone como controle remoto. A vantagem do Clik é tornar o expediente de sincronizar computador e celular muito mais simples. Com o app, o usuário só precisa acessar, do computador que pretende controlar, a página do aplicativo. O site identifica a máquina e gera um código de barras em duas dimensões – o QR code. Depois, basta abrir o aplicativo e escanear o código – a partir daí, o celular identifica o laptop ou desktop e passa a comandá-lo.

Por enquanto, o Clik só pode ser usado para selecionar vídeos do YouTube, abri-los no computador, alterar o volume ou pular trechos do filme. No futuro, a empresa Clik Interactive, criadora do Clik, pretende fazer com que o celular também controle outros sites e serviços.

De acordo com o CEO da Clik Interactive, Ted Livingston, o controle sobre o YouTube serve apenas para demonstrar o que o app é capaz de fazer e atrair mais parceiros que produzam conteúdo e games para a web. Será possível, por exemplo, sincronizar vários celulares a um único computador e jogar games em grupo usando os smartphones como controles. Televisões com acesso a internet também podem ser controladas pelo Clik.