Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Android supera Symbian em celulares

Sistema do Google se consolida como mais popular para smartphones

Por Da Redação 31 jan 2011, 11h42

O crescimento do Google no mercado de sistemas operacionais para smartphones acaba de romper mais uma barreira. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela empresa de pesquisas Canalys, o Android superou o Symbian, desenvolvido pela finlandesa Nokia, como o mais popular no último trimestre de 2010. Ao todo, foram vendidos 32,9 milhões de aparelhos com a solução do Google, contra 31 milhões de dispositivos da Nokia.

A estratégia do Google é simples e eficaz: ao invés de apostar em um smartphone específico, a companhia procura fazer acordos com diversos fabricantes – como Motorola, HTC e Samsung – que utilizam seu sistema gratuitamente. A diversidade de modelos produzidos aumenta consideravelmente a penetração do Android no mercado.

Tablets – Em outro levantamento, a solução do Google assumiu uma participação de 22% do mercado de computadores tablet no quarto trimestre, continuando a avançar sobre a líder do segmento, a Apple. Segundo a consultoria Strategy Analytics, a participação da Apple em tablets caiu de 95%, no terceiro trimestre, para 75%, no quarto. Enquanto isso, o mercado como um todo cresceu 120% no período, atingindo quase 10 milhões de unidades vendidas no período.

O tablet Galaxy, da Samsung Electronics, foi o principal competidor do iPad no trimestre passado. A companhia afirma ter vendido 2 milhões de dispositivos nos últimos três meses de 2010. Já a Apple divulgou vendas de 7 milhões de iPads. Não ficou claro se as empresas se referem exatamente ao mesmo período de vendas.

A consultoria prevê aumento na participação do Android no primeiro trimestre de 2011, com a chegada de aparelhos como o Xoom, tablet da Motorola.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade

Publicidade