Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Android estará em mais de 1 bilhão de dispositivos vendidos em 2014, diz estudo

Venda de celulares e tablets devem continuar a crescer em 2014, enquanto PCs perderão mercado, segundo estimativas do Gartner

O Android, do Google, será o sistema operacional de 1,1 bilhão de dispositivos eletrônicos comercializados em 2014, segundo estudo divulgado nesta terça-feira pela consultoria Gartner. Isso significa que cerca de 44% dos 2,5 bilhões de aparelhos que serão vendidos ao longo do ano usarão o sistema operacional do gigante de buscas. Os dados incluem PCs, tablets, híbridos de notebooks, tablets e smartphones.

Leia também:

Android chegará aos carros ao fim de 2014

Tablets com Android avançam, mas iPad continua a liderar vendas nos EUA

“O Android terá a maior parte da base instalada de dispositivos móveis, com previsão de 1,9 bilhão de aparelhos em uso em 2014, comparado com 682 milhões de aparelhos em uso com iOS ou Mac OS”, diz Annette Zimmerman, analista do Gartner, em comunicado. Segundo o Gartner, a estimativa de dispositivos em uso em 2014 já leva em conta a previsão de aparelhos desativados ou substituídos pelos usuários no período. No caso do Android, isso significa que, da estimativa de base instalada total do Android para 2014, somente cerca de 800 mil aparelhos em uso foram vendidos até o final de 2013.

A Apple, principal rival do Google no mercado de dispositivos móveis, deve vender 344 milhões de produtos, entre smartphones, tablets e computadores, em 2014, 29% mais unidades que em 2013. A Microsoft, que tenta impulsionar o uso do Windows em smartphones e tablets, deve colocar seu sistema operacional em cerca de 360 milhões de dispositivos comercializados em 2014, 9,7% mais que em 2013.

Celulares e tablets em alta – Os celulares continuarão a representar a maior parte dos dispositivos comercializados pelos fabricantes em 2014. Segundo o estudo do Gartner, 1,9 milhão de aparelhos serão vendidos ao longo deste ano, alta de 5% em relação a 2013. “O número de celulares continuará a crescer, mas em ritmo mais lento, com as oportunidades migrando da categoria premium para produtos intermediários e básicos”, diz Ranjit Atwal, diretor de pesquisa do Gartner, em comunicado.

Os tablets serão os produtos que apresentarão maior crescimento em vendas em 2014, segundo estimativa do Gartner, com volume 47% maior que no ano passado. Em conjunto, os fabricantes devem vender mais de 263 milhões de unidades desses produtos. Eles representarão 86% das vendas de produtos da categoria de ultramóveis, que considera também os notebooks que permitem destacar a tela do teclado para usar como tablet.

Enquanto as vendas de dispositivos móveis aumentam, os computadores seguem no sentido contrário e apresentarão queda em 2014. O estudo aponta que 278 milhões de máquinas serão vendidas neste ano, 7% menos que em 2013, quando os fabricantes venderam 299 milhões de unidades. O mercado de computadores já havia apresentado queda de 12% nas vendas em 2013, em comparação com o ano anterior, quando foram vendidas 341 milhões de máquinas.