Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alternativas (seguras) ao WhatsApp

Bloqueio da Justiça puniu milhares de brasileiros, mas há no mercado apps semelhantes para se comunicar de forma rápida, gratuita e sem riscos

O bloqueio ao WhatsApp imposto pela Justiça do Rio de Janeiro nesta terça-feira causou novamente uma confusão nos usuários brasileiros, que perderam, enquanto durar a suspensão, o seu principal meio de comunicação instantâneo – e gratuito. Há, porém, algumas opções bastante semelhantes e seguras disponíveis no mercado.

O Telegram, aplicativo tido como um dos principais rivais do WhatsApp, novamente aproveitou a controvérsia no Brasil para se projetar ainda mais no mercado. No último bloqueio, em maio, o serviço de mensagens russo anunciou que angariou cerca de 1 milhão de pessoas cadastradas. Além do Telegram, há outras opções seguras, como Viber, Facebook Messenger, WeChat e Line.

VPN – Além de serviços semelhantes ao WhatsApp, há outra possibilidade de continuar usando o aplicativo, porém, é preciso burlar o sistema da empresa por meio das chamadas VPNs (redes de acesso remoto). Com a instalação do aplicativo Better Net, os smartphones funcionam como se estivessem conectados na rede de outro país, o que permite o acesso ao WhatsApp utilizando internet 3G ou 4G.

No entanto, a medida, além de configurar uma ilegalidade, também não é recomendável, pois não garante a plena segurança e privacidade das mensagens. O VPN é uma rede privada e as empresas que oferecem essa alternativa podem monitorar ou rastrear os dados compartilhados nas conversas, diferente do que acontece no WhatsApp, ou mesmo no Telegram, onde as mensagens são criptografadas. Abaixo, as melhores opções:

(Da redação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Denis dos Santos Silva

    “No entanto, a medida, além de configurar uma ilegalidade, também não é recomendável, pois não garante a plena segurança e privacidade das mensagens.”
    ilegalidade? falta de segurança?

    que falta de senso técnico e legal. em qual dispositivo legal está falando isso? como que o ‘provedor’ de vpn vai conseguir pegar alguma informação sendo… kkk essa foi paia!

    Curtir