Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alibaba compra fatia de fabricante de smartphones

Gigante chinesa quer aumentar o alcance do seu sistema operacional

O gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba Group anunciou hoje que comprará uma fatia minoritária não-especificada da fabricante local Meizu Technology por 590 milhões de dólares para aumentar a popularidade do seu sistema operacional.

A ideia é que os futuros aparelhos da Meizu, dona de 2% do mercado de smartphones da China, sejam vendidos com o SO do Alibaba e, em troca, a fabricante ganhe facilitações nos canais de venda do grupo de e-commerce. É uma estratégia diferente da rival americana, Amazon, que ano passado fez parceria com a Foxconn para lançar um aparelho com marca própria, o Amazon Fire Phone.

Hoje a Meizu é a sexta fabricante de smartphone mais popular do país, atrás de Xiaomi, Huawei, Lenovo, Samsung e Apple – as cinco juntas correspondem a mais de 60% do mercado. Embora tenha participação pequena, a Meizu apresentou grande crescimento nos últimos meses. De acordo com a agência Reuters, as vendas de telefones da companhia saltaram de centenas de milhares para dois milhões no último trimestre de 2014.