Clique e assine a partir de 8,90/mês

Aliança entre Google e Yahoo! no Japão é levada para análise de monopólio

Por Da Redação - 20 out 2010, 03h03

A empresa Rakuten, uma das maiores companhias de comércio eletrônico do Japão, pediu à autoridade antimonopólio japonesa que revise os planos do Yahoo! Japan e do Google de formarem uma aliança no país asiático, informou hoje a agência local “Kyodo”.

O pedido à Comissão de Comércio Justo do Japão foi feito depois que, no final de julho, o Yahoo! Japan anunciou sua intenção de adotar tanto o motor de buscas do Google como sua tecnologia de publicidade online.

Segundo a Rakuten, a aliança daria ao Google o monopólio da informação no mercado de internet do Japão e, portanto, dificultaria o desenvolvimento de outras empresas no âmbito de buscas e serviços online.

Trata-se da primeira queixa de uma grande companhia japonesa de internet quanto aos planos do Yahoo! e do Google no país, que em agosto já tinham suscitado o receio da Microsoft.

Na ocasião, a Microsoft denunciou a intenção das empresas concorrentes perante a Comissão de Comércio Justo, mas esta rejeitou a queixa ao destacar que os dois buscadores planejam seguir oferecendo seus serviços separadamente.

Ao contrário do caso no Japão, nos Estados Unidos, o Yahoo! tem uma aliança com um buscador da Microsoft para enfrentar a posição dominante do Google no mercado.

O Yahoo! Japan controla cerca de 60% do mercado de serviços de busca online no Japão, enquanto o Google tem cerca de 40%, segundo dados da agência “Kyodo”.

(com Agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade