‘A web é feita de Lego’, diz diretor da Fundação Mozilla
Executivo diz que a web precisa de mais desenvolvedores
Por James Della Valle
1 fev 2013, 14h52
Veja.com (Veja.com/VEJA.com/VEJA.com)
Continua após publicidade
1/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
2/38 Computador durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
3/38 Participantes da Campus Party jogam em computadores durante o evento (Ivan Pacheco/VEJA/VEJA)
4/38 Computador durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
5/38 Computador durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
6/38 Computador durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
7/38 Participantes da Campus Party jogam em computadores durante o evento (Ivan pacheco/VEJA/VEJA)
8/38 Computador durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
9/38 Computador durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
10/38 Computador durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
11/38 Robô durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
12/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
13/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
14/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
15/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
16/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
17/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
18/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
19/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
20/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
21/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
22/38 Movimentação do segundo dia da 6º Campus Party, no Anhembi, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
23/38 Movimentação durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
24/38 Abertura 6º edição da Campus Party Brasil, encontro para entusiasta da tecnologia que ocorre anualmente, que acontece entre 28 de fevereiro e 03 de janeiro, no Anhembi Parque, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
25/38 Abertura 6º edição da Campus Party Brasil, encontro para entusiasta da tecnologia que ocorre anualmente, que acontece entre 28 de fevereiro e 03 de janeiro, no Anhembi Parque, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
26/38 Abertura 6º edição da Campus Party Brasil, encontro para entusiasta da tecnologia que ocorre anualmente, que acontece entre 28 de fevereiro e 03 de janeiro, no Anhembi Parque, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
27/38 Chegada de participantes para a sexta edição da Campus Party Brasil, no Parque de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, nesta segunda-feira (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
28/38 Chegada de participantes para a sexta edição da Campus Party Brasil, no Parque de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, nesta segunda-feira (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
29/38 Chegada de participantes para a sexta edição da Campus Party Brasil, no Parque de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, nesta segunda-feira (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
30/38 Chegada de participantes para a sexta edição da Campus Party Brasil, no Parque de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, nesta segunda-feira (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
31/38 Chegada de participantes para a sexta edição da Campus Party Brasil, no Parque de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, nesta segunda-feira (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
32/38 Chegada de participantes para a sexta edição da Campus Party Brasil, no Parque de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, nesta segunda-feira (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
33/38 Abertura 6º edição da Campus Party Brasil, encontro para entusiasta da tecnologia que ocorre anualmente, que acontece entre 28 de fevereiro e 03 de janeiro, no Anhembi Parque, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
34/38 Abertura 6º edição da Campus Party Brasil, encontro para entusiasta da tecnologia que ocorre anualmente, que acontece entre 28 de fevereiro e 03 de janeiro, no Anhembi Parque, em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
35/38 Equipamentos durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
36/38 Equipamentos durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
37/38 Equipamentos durante a Campus Party no Anhembi em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
38/38 Chegada de participantes para a sexta edição da Campus Party Brasil, no Parque de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, nesta segunda-feira (Heitor Feitosa/VEJA/VEJA)
Mark Surman, diretor da Fundação Mozilla, aproveitou sua palestra na Campus Party, em São Paulo, para incentivar a comunidade de desenvolvedores a iniciar um processo de “reformulação” da internet. O executivo descreve a rede como uma ferramenta que favorece diferentes formas de expressão, o que seria mais importante do que o próprio consumo de conteúdo. “A web é feita de Lego. As pessoas podem adaptar e recriar o que já existe dentro dela. Ela fala sobre nós, sobre a capacidade de se expressar”, disse.
Durante a apresentação, Surman afirmou que é necessário atrair a atenção das pessoas para o desenvolvimento de programas e aplicativos. “Queremos que elas deixem de apenas utilizar e passem a ajudar na criação de novas ideais. Tudo isso como programadores.”
O discurso serviu para apresentar uma nova ferramenta da Fundação Mozilla, a Mozilla Web Maker, capaz de facilitar a entrada das pessoas no mundo do desenvolvimento de aplicativos e sites. Ela permite que o usuário veja o código de aplicações web abertas (criadas nos padrões de software livre), o que facilitaria a compreensão e até a alteração de seus itens de programação. Para incentivar o progresso, a plataforma ainda disponibiliza medalhas, similares às presentes nos aplicativos de geolocalização – como o 4Square.
Surman também relembrou parte do passado da web e afirmou que sites e serviços como o Facbook e Gmail, do Google, só foram criados por que o navegador Firefox, desenvolvido pela fundação, permitiu a elaboração de um “código mais inteligente” para a web. Ao falar sobre o sistema operacional Firefox OS, ele aproveitou para alfinetar a Apple. “O iPhone pode ser bonito e elegante, mas utiliza um sistema fechado que inibe a criatividade e expressão. Com o Firefox OS, qualquer pessoa poderá criar aplicativos a partir da linguagem HTML 5.”
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.