Uma nova pesquisa, conduzida pela Microsoft em 16 países, buscou analisar a ocorrência de golpes de suporte técnico e seu impacto sobre o consumidor. Segundo o levantamento, 70% dos adultos do Brasil já foram expostos a uma fraude do tipo.
Esse tipo de golpe costuma acontecer por meio de ligações telefônicas nas quais os golpistas se passam por funcionários da Microsoft e avisam enganosamente o cliente de que ele é vítima de ataques virtuais danosos. Outra forma de aplicar o golpe é fazer aparecer pop-ups nas telas dos computadores do consumidor que tentam convencê-lo de que há um problema e que é preciso pagar os golpistas para consertá-lo.
Mensalmente, a Microsoft recebe cerca de 6,5 mil reclamações de indivíduos que foram vítimas de fraudes de suporte técnico. Outras marcas ligadas ao ramo da tecnologia estão sujeitas ao mesmo crime.
A pesquisa indicou ainda que, globalmente, três em cada cinco clientes se depararam com um golpe de suporte técnico no último ano. Além disso, 10% das pessoas entre 18 e 37 anos que foram expostas à fraude acabaram perdendo dinheiro.