Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wii pode ajudar na cura, mas também machucar

O Nintendo Wii pode ajudar no tratamento de pessoas que enfrentam problemas físicos. Mas também pode mandar para a sessão de fisioterapia outras que jogam por simples divertimento. “Qualquer tipo de atividade virtual que simule atividades reais pode gerar lesões semelhantes àquelas causadas na vida real”, explica Ricardo Cury, ortopedista do Grupo de Cirurgia do Joelho e Trauma Esportivo da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

O alerta do médico não é gratuito. Ele já atendeu um paciente que rompeu os ligamentos do joelho enquanto brincava com o game. As lesões mais comuns, entretanto, são inflamações por movimentos repetitivos, como a tendinite.

O ortopedista Eduardo Carrera, do Hospital Albert Einstein e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), garante que o segredo para não se machucar é respeitar as limitações do corpo e se exercitar de maneira progressiva. “Se a pessoa for sedentária e, logo no primeiro dia, passar horas jogando o videogame, as chances de ela ter uma lesão são grandes”, diz. Dependendo da intensidade do jogo, também é recomendado que se faça alongamentos antes e depois de brincar.

(Júlia Rodrigues)