Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vírus da pólio é encontrado no esgoto do aeroporto de Viracopos

Até o momento não foi registrado nenhum caso da doença e, segundo a OMS, o Brasil não pode ser considerado infectado pelo vírus

O vírus da poliomielite tipo 1 (WPV1) foi encontrado em amostras de esgoto recolhidas em março no Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP). A identificação foi feita no dia 18 de junho, conforme divulgou nesta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento não foi registrado nenhum caso da doença e, segundo a agência, o Brasil não pode ser considerado infectado pelo WPV1.

A identificação do vírus foi realizada durante um teste de rotina de vigilância da água de esgoto, mas o vírus não foi encontrado em amostras recolhidas na sequência no mesmo local. De acordo com a OMS, o risco de o vírus da pólio identificado no Brasil se espalhar é “muito baixo”, levando em consideração o alto nível de imunização da população, obtido por meio de campanhas periódicas. A cobertura de imunização do Estado de São Paulo e da região de Campinas nos últimos anos é superior a 95%.

Leia também:

Brasil pode importar e exportar doenças durante a Copa

Nova vacina promete erradicar a poliomielite em três anos

(Com Agência Reuters)