É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vacinação: 2,9 milhões de doses chegam ao país até quinta

Vacinas serão fornecidas pelo Instituto Butantan, Pfizer e Covax

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2021, 07h53 - Publicado em 14 jul 2021, 20h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 14, que 2,9 milhões de doses chegam ao país entre hoje e amanhã, quinta-feira, 15. Destas, 1 milhão de vacinas serão fornecidas pelo consórcio internacional Covax Facility, 924.000 pela Pfizer e 1 milhão pelo Instituto Butantan.

    O Ministério anunciou também que em até 48 horas, mais de 4 milhões da vacina de Oxford-AStraZeneca serão distribuídas aos estados e ao Distrito Federal. Além disso, nesta semana, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia vão receber doses extra para imunizar a população das cidades de fronteira.

    Nos primeiros 14 dias deste mês, a média de aplicação diária de vacinas foi de 1,2 milhão de doses. Para todo o mês de julho, a previsão da pasta é receber 40 milhões de doses. Outras 60 milhões estão previstas para agosto.

    Sputnik e Covaxin

    Em audiência pública da sessão da comissão de seguridade social e família da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que o Ministério da Saúde não conta com a Covaxin, vacina desenvolvida pela empresa indiana Bharat Biotech, nem com a Sputnik V, imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, na Rússia, para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

    O contrato de compra da Covaxin está suspenso após denúncia de superfaturamento da compra das doses. Queiroga disse que a pasta avalia o cancelamento do contrato. Já a denúncia está em investigação pela CPI da pandemia.

    Continua após a publicidade

    Por outro lado, a vacina Sputnik V, ainda não obteve autorização da Anvisa para uso emergencial. De acordo com a agência, faltam documentos que comprovem a segurança e outras informações cruciais sobre estudos clínicos e o processo de produção do imunizante. A agência aprovou apenas a importação e aplicação excepcional de um lote do imunizante, sob condições específicas.

    “O Ministério da Saúde já adquiriu 600 milhões de doses de vacinas, e não temos necessidade dessas doses adicionais desses dois imunizantes que obtiveram essas licenças de importação”, disse o ministro.

    Incorporação ao SUS

    Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação das vacinas de Oxford-AstraZeneca, que no Brasil é produzida e distribuída pela Fiocruz, e da Pfizer-BioNTech ao SUS. Estes são os únicos imunizantes que já obtiveram registro definitivo da Anvisa para serem comercializados no país.

    Continua após a publicidade

    Mas, segundo Queiroga, vacinas que possuem autorização para uso emergencial, caso da CoronaVac e da vacina da Janssen, também serão incorporadas.

    Confira o avanço da vacinação no Brasil:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.