Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Vacina contra meningite B estará disponível ainda em 2011

A droga se mostrou eficiente contra 80% das variantes da doença e tem poucos efeitos colaterais, mesmo quando ministrada com outra vacina

Por Da Redação 10 jun 2011, 11h46

A primeira vacina contra a meningite B deve estar disponível no mercado em breve. Cientistas encerraram os testes com a nova droga recentemente – e a vacina se mostrou eficiente contra 80% das 1.000 variantes da doença. A meningite B é uma das formas mais letais da doença e chega a matar cerca de 10% dos infectados. Até hoje, não há nenhum tipo de tratamento preventivo para a doença.

A meningite B é uma das grandes preocupações de pais no mundo todo, porque a doença atinge, principalmente, crianças, levando-as a adoecer gravemente em um curto período de tempo. A doença se caracteriza pela inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Entre os sobreviventes, cerca de 15% são obrigados a viver com algum tipo de deficiência permanente, como surdez, problemas neurológicos e até mesmo a perda de dedos e membros.

Os testes clínicos da vacina, chamada de 4CMenB, foram feitos em mais de 3.000 jovens, entre crianças e adolescentes. Os resultados, que foram apresentados no encontro da Sociedade Europeia para Doenças Pediátricas Infecciosas, mostraram uma ação imunológica eficiente, com poucos efeitos colaterais, mesmo quando dada com outra vacina.

A licença para a comercialização da nova vacina, que será produzida pela Novartis, deve ser liberada pela Agência Europeia de Medicamentos até o fim de 2011. Em seguida, espera-se que ela entre no calendário de vacinação da Inglaterra.

Continua após a publicidade
Publicidade