Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Transplante de rim em SP cresce 20% em 1 ano

Por AE

São Paulo – O número de transplantes de rim no Estado de São Paulo aumentou 20,3% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento

da Secretaria de Estado da Saúde obtido pelo Jornal da Tarde. De acordo com a Central de Transplantes da Pasta, foram registrados 272 transplantes de rim em janeiro e fevereiro de 2012, em comparação aos 226 procedimentos feitos nos dois primeiros meses de 2011.

Foi com alívio que o bancário aposentado Arnobio Aureliano Filho, de 59 anos, recebeu a notícia sobre o avanço dos transplantes. Diagnosticado com insuficiência renal há três anos , entrou na lista de espera pelo órgão em novembro de 2010. Um rim novo significaria se livrar das três sessões semanais de hemodiálise que ele enfrenta há quase dois anos. �A gente acaba se acostumando com as duas picadas que toma. O problema é ficar quatro horas imóvel. Eu me distraio lendo e-mail, jornal. Mas é cansativo�.

O aumento no número de transplantes reflete o maior número de doadores, diz o médico Luiz Augusto Pereira, responsável pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde. Neste ano, 164 famílias paulistas já autorizaram a doação, número 22,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. De 1998 a 2011, as doações estaduais quadruplicaram. As informações são do Jornal da Tarde.

AE