Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Tomar vacinas contra Covid e gripe sem intervalo é seguro, indica estudo

Pesquisa, que ainda passará por revisão, avaliou pessoas que receberam proteção contra o influenza junto com segunda dose ou reforço contra o coronavírus

Por Da Redação Atualizado em 9 out 2021, 14h45 - Publicado em 9 out 2021, 14h09

Um estudo clínico realizado na Inglaterra mostrou que não há problema em aplicar a segunda dose da vacina contra Covid-19 – ou a dose de reforço – ao mesmo tempo que se administra um imunizante contra gripe. Os resultados preliminares foram divulgados na revista científica The Lancet, em setembro, e ainda não passaram por revisão de outros cientistas. No Brasil, na mesma época, o Ministério da Saúde recomendou a suspensão do intervalo de 14 dias exigido entre a aplicação das vacinas – a nota técnica informando os setores responsáveis foi publicada no dia 28 de setembro.

Os médicos recrutaram 679 pessoas de abril a junho em todo o Reino Unido. Na época, todos os voluntários haviam recebido uma primeira dose da vacina Covid-19, da AstraZeneca ou da Pfizer-BioNTech, autorizadas no país e no Brasil também. Quando os voluntários voltaram para uma segunda dose da vacina, os pesquisadores também deram a metade deles uma vacina contra a gripe e a outra metade um placebo.

Os grupos foram monitorados quanto a efeitos colaterais, como dores e febres. As reações foram leves e moderados em testes com três tipos de vacinas contra a gripe.

Os especialistas recomendam ficar em dia com as vacinas este ano porque a temporada de gripe do ano passado foi amena, já que as pessoas estavam em casa e usando máscaras. No entanto, com o relaxamento das medidas sanitárias, não há como dizer o quão intensa será a gripe deste ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.