Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tempo demais na TV ou computador prejudica crianças, mesmo que elas façam exercícios

Hiperatividade e dificuldades no relacionamento social estão entre os maiores riscos

Crianças que passavam duas ou mais horas por dia na frente de uma tela eram mais hiperativas, tinham mais dificuldades em se relacionar socialmente e mais problemas emocionais do que aquelas que passavam menos tempo – embora fossem fisicamente mais ativas

Crianças que passam muitas horas por dia na frente de uma tela têm mais risco de sofrer problemas psicológicos, mesmo que mantenham atividade física intensa. Os dados são de um estudo publicado nesta segunda-feira pelo periódico americano Pediatrics.

Até agora, estudos demonstravam que as crianças fisicamente mais ativas compensavam os efeitos negativos das horas passadas em frente a uma tela, e muitos pais acreditam que os filhos podem passar muito tempo vendo TV ou jogando, desde que o tempo seja compensado com exercícios.

Pesquisadores da universidade de Bristol, na Inglaterra, perguntaram a 1.013 crianças de 10 e 11 anos quanto tempo passam por dia jogando videogames ou assistindo televisão. As respostas variaram entre zero e cinco horas. As crianças também responderam a um questionário para determinar seu estado psicológico. Além disso, receberam um aparelho que deveriam usar durante uma semana na cintura para medir a intensidade da atividade física realizada.

De acordo com os cientistas, as crianças que passavam duas ou mais horas por dia na frente de uma tela eram mais hiperativas, tinham mais dificuldades em se relacionar socialmente e mais problemas emocionais do que aquelas que passavam menos tempo na TV ou no computador, ainda que, fisicamente, fossem bastante ativas.

(Com Agência France-Presse)