Suspeito de ebola no Brasil não tem doença, teste confirma
Os dois exames feitos com o africano Souleymane Bah deram negativo







O segundo exame para diagnóstico de ebola no paciente Souleymane Bah, realizado para confirmar o resultado do primeiro teste, também deu negativo, descartando qualquer possibilidade de ele ter sido contaminado pelo vírus. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, Bah será liberado do hospital onde está internado assim que receber alta.
Leia também:
Ebola: origem, transmissão e como o vírus age no corpo
Ebola: como o vírus ‘burro’ se tornou uma epidemia
“Todas as medidas de prevenção e vigilância em relação ao ebola em nosso país permanecem”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo ele, as pessoas que vêm sendo monitoradas por terem tido contato com Bah também serão liberadas. “Será feita a notificação do descarte do caso suspeito à OMS por meio da OPAS”, disse o ministro.
Caso – Souleymane Bah, de 47 anos, viajou da Guiné no dia 18 de setembro, fez escala em Marrocos e desembarcou em São Paulo em 19 de setembro. Ele passou pela cidade de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, onde pediu refúgio à Polícia Federal, no dia 23. Na última quinta-feira, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel, cidade do Paraná a 500 quilômetros de Curitiba. Ele relatou ter tido febre nos dois dias anteriores. Por ter vindo de um país afetado pela epidemia de ebola e por apresentar um dos sintomas da infecção, foi considerado como suspeito de ter contraído o vírus e colocado em isolamento.
Na sexta-feira, Bah foi transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. Médicos recolheram uma amostra de sangue do paciente e a enviaram para ser analisada em uma unidade da Fiocruz em Belém, no Pará. O resultado do exame saiu no sábado e deu negativo. Após 48 horas do primeiro teste, uma segunda amostra de sangue foi coletada para confirmar o resultado.
Leia também:
Especialistas elogiam condução do caso de suspeito de ebola
Ministro da Saúde descarta epidemia de ebola no Brasil





Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)