Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suco de tomate pode prevenir contra osteoporose

Mulheres que tomam duas doses diárias da bebida têm os ossos mais fortes

Dois copos de suco de tomate por dia mantêm a osteoporose longe, concluíram cientistas canadenses. O diferencial da bebida é o licopeno, já considerado eficiente na prevenção de outras doenças, como o câncer de próstata e problemas cardíacos.

A descoberta foi resultado de uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá. Os cientistas pediram a 60 mulheres na menopausa, entre 50 e 60 anos, que cortassem todo o tomate de suas dietas por um mês. O novo hábito alimentar aumentou em todas elas os níveis de um químico que é normalmente liberado pelo corpo quando ossos são quebrados, o N-telopeptídeo.

A etapa seguinte do estudo durou quatro meses. Durante esse tempo, algumas dessas mulheres tomaram duas doses diárias de suco de tomate contendo 15 mg de licopeno, outras, uma versão com 35mg, um terceiro grupo, cápsulas da substância e as últimas receberam pílulas de efeito placebo. Resultado: as que ingeriram qualquer das substâncias com licopeno tiveram seus níveis de N-telopeptídeo consideravelmente reduzidos. Mas o benefício não foi estendido àquelas que tomavam as pílulas de farinha.

E os pesquisadores ainda garantem que o suco de tomate encontrado em supermercados ajuda tanto no fortalecimento de ossos frágeis quanto o usado no estudo.