Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suco de blueberry pode ‘lubrificar a memória’

Um copo de suco de blueberry por dia pode funcionar como um antídoto contra a perda da memória, indicou um estudo da Universidade de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos.

A pesquisa mostrou que a fruta estimula o cérebro a lembrar de fatos e pessoas, mesmo depois de a memória começar a falhar. No estudo, as pessoas demonstraram uma melhora de 40% após tomar o suco por um período de 12 semanas.

O levantamento sugere que a fruta, conhecida por auxiliar na concentração e por ajudar na prevenção de doenças do coração, pode se tornar um barato e saboroso caminho para manter a mente jovem.

Publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, a pesquisa testou a memória de aposentados separados em dois grupos: um deles tomou suco de uva e o outro, suco de blueberry. Os resultados do segundo grupo foram bem melhores graças a um componente presente na blueberry chamado antocianina, responsável pela cor violeta da fruta.

Os pesquisadores também associaram a fruta à prevenção de doenças do coração, câncer, Alzheimer e diabetes.

Essa substância, afirmam os especialistas, chega ao cérebro e torna mais fácil a transmissão de mensagens entre as células, além de evitar que elas morram.