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Sistema imunológico: verdades e mentiras

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Sistema imunológico x gripe A: mitos e verdades

Sistema imunológico x gripe A: mitos e verdades

As dicas que prometem aumentar – ou manter – a sua saúde

Tabela
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Dica Confiabilidade Explicação
Tome 1,5 litro de água por dia para manter as vias aéreas úmidas e proteger-se de vírus Mito Não está comprovado que o consumo de água mantém a mucosa úmida. É fato, porém, que o ressecamento atrapalha o funcionamento dos cílios das mucosas nasais, que funcionam como “vassourinhas” para mandar o vírus embora
A gripe pode começar depois que a pessoa tomar sorvete ou bebida gelada Mito O batimento mucociliar, mecanismo de defesa das vias respiratórias, é sensível a mudanças bruscas de temperatura, o que pode levar ao acúmulo de secreções. Mas, cientificamente, o gelado não provoca a gripe
Não tome leite se estiver resfriado ou com sinusite, pois o produto produz muito muco e dificulta a cura Mito O leite não agrava infecções. Ao contrário, ele faz parte de uma série de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que podem ser importantes na recuperação
Use e abuse do iogurte natural, um excelente alimento para o sistema imunológico Verdade Iogurtes podem ser ricos em probióticos, que são capazes de reduzir infecções e de ajudar na melhora do sistema imunológico
Se colocar bastante cebola no prato e abusar do alho na alimentação, a gripe passa longe Mito Alguns alimentos podem apresentar potencial fitoterápico, mas isso não exclui a necessidade de um diagnóstico e tratamento médico
Coma vegetais e frutas, além de peixes como salmão, bacalhau e sardinha Verdade Peixes têm os ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6, que ajudam na regulação das células imunológicas. Verduras têm vitamina C e vitamina E, que auxiliam no sistema imunológico
Shitake é um excelente antiviral, assim como o chá de gengibre, que destrói o vírus da gripe Mito Não há estudos sobre o shitake. Já o gengibre possui propriedades antibacterianas, mas são poucos os estudos que comprovam os efeitos contra a gripe
Evite ao máximo alimentos ricos em gordura, como carnes vermelhas e derivados, porque deprimem o sistema imunológico Mito Em geral, a gordura não atrapalha na imunidade. Somente em casos de pacientes em situações graves, que estão na UTI
Manter as mãos limpas e usar o fio dental regularmente aumenta a imunidade Mito Lavar as mãos ajuda você a não se contaminar. Mas o fio dental não tem nenhuma relação com o sistema imunológico
Tomar vitamina C todos os dias garante uma saúde mais forte Mito Só quem tem deficiência se beneficia com a reposição. Quem não tem, não se beneficia da vitamina, que é expelida do organismo pela urina. Exageros podem causar ainda náuseas e dor de estômago: não se recomendam mais do que 500 mg/dia ou duas laranjas/dia
Mel com própolis é capaz de elevar a imunidade Verdade Estudos mostram que propriedades encontradas no própolis, que tem uma ação antisséptica e anti-inflamatória, podem melhorar o sistema imunológico. Não é uma recomendação médica, mas não faz mal
Compre um purificador de ar para evitar a contaminação com o vírus Mito O purificador pode melhorar a qualidade de ar porque tem filtros para ácaros e fungos. Mas não há filtro para vírus, que são partículas muito pequenas
Tome chá de anis-estrelado, que é o extrato-base da produção do comprimido Tamiflu Mito As drogas provenientes de plantas exigem quantidades exatas e combinações específicas
O que realmente funciona
  • Alimentação balanceada
  • Refeições em intervalos de três horas
  • Prática de atividade físicas regular
  • Dormir oito horas por noite
  • Manter o corpo bem hidratado