Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

São Paulo tem uma internação a cada dois dias por bulimia ou anorexia

Nos sete primeiros meses do ano, 97 pessoas foram hospitalizadas na rede pública estadual por problemas relacionados a esses distúrbios

A cada dois dias, uma pessoa é internada na rede pública estadual de São Paulo por complicações relacionadas a bulimia ou anorexia. Segundo um levantamento feito pela Secretaria do Estado da Saúde, de janeiro até julho deste ano, foram registradas 97 internações por essas doenças nos hospitais públicos de São Paulo. Durante todo o ano de 2012, foram 165 hospitalizações, e a rede pública ofereceu tratamento contra distúrbios alimentares a 1.220 pacientes.

Leia também:

Pesquisadores descobrem possível gene ligado à anorexia

Estudo testa marca-passo cerebral para tratar anorexia

A anorexia nervosa é caracterizada basicamente pelo medo de ganhar peso e uma percepção equivocada do corpo – a pessoa se vê gorda mesmo estando magra. Geralmente, o problema é diagnosticado em pacientes do sexo feminino, com idades entre 15 e 19 anos. A prevalência da doença nesse grupo é de 0,3% a 0,9%. Já a bulimia é caraterizada por ciclos em que a pessoa alterna a ingestão exagerada de alimentos e depois força o vômito, ou ingere diuréticos para se ver livre da comida.

Segundo a Secretaria do Estado da Saúde, quanto mais precoce for o tratamento em pacientes com algum desses distúrbios alimentares, maior será o seu sucesso.