São Paulo mantém desfiles de escolas de samba, mas exige máscara e vacina
Protocolo sanitário da prefeitura também prevê o adiamento dos desfiles no Anhembi caso a situação epidemiológica da cidade piore nas próximas semanas

A Prefeitura de São Paulo definiu, nesta quarta-feira, 19, o protocolo sanitário que deve ser realizado pelas escolas de samba de São Paulo nos desfiles no Anhembi. Entre as novas regras estão a exigência de comprovante vacinal para o público e desfilantes; um pré-cadastro de componentes do desfile com o passaporte da vacina; uso obrigatório de máscara para desfilantes e público; redução do número de componentes por escola; controle de público na concentração e dispersão e recomendações para os ensaios técnicos e encontros nas quadras.
Como os integrantes das escolas de samba, que estarão na avenida, terão que usar máscara, não haverá o quesito “harmonia” – que avalia se os membros cantam o samba enredo – no julgamento da competição. Mas o uso incorreto da máscara, no entanto, pode fazer a agremiação perder pontos no quesito “fantasia”. Os chefes de ala responsáveis por conferir se as fantasias estão completas, também terão que garantir o uso correto da máscara.
O protocolo também prevê o adiamento dos desfiles, caso a situação epidemiológica da cidade de São Paulo piore nas próximas semanas.
O protocolo com as diretrizes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) foi desenvolvido após duas reuniões realizadas entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a São Paulo Turismo (SP Turis), Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU). Algumas regras estavam na proposta apresentada pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) para a realização dos desfiles no Sambódromo do Anhembi, previstos para os dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro e o desfile das campeãs, no dia 5 de março.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.