Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Queda no nível de testosterona está ligada a comportamento e hábitos de saúde, diz estudo

As alterações não são causadas apenas pelo envelhecimento normal

Um novo estudo mostrou que a queda dos níveis de testosterona em homens mais velhos está mais ligada a mudanças em seu comportamento e saúde do que aos processos normais de envelhecimento. “As mudanças nos níveis do hormônio podem ser causadas pelo hábito de fumar ou por mudanças na saúde, particularmente a obesidade e depressão”, diz Gary Wittert, médico da Universidade de Adelaide, na Austrália, e autor do estudo.

Saiba mais

TESTOSTERONA

É um hormônio masculino responsável pelo desenvolvimento e manutenção de características típicas dos homens, como voz grossa e pelos por todo o corpo. Está ligada também à libido e à agressividade. É produzida nos testículos. Mulheres também o produzem, nos ovários, mas em quantidades até 30 vezes menores do que os homens.

Muitos homens apresentam uma queda nos níveis do hormônio sexual testosterona com o passar dos anos, mas a causa ainda é desconhecida. O estudo, que será apresentado na próxima segunda-feira no 94º Encontro Anual da Endocrine Society, é um dos primeiros a analisar as mudanças nos níveis do hormônio em uma população de homens com o decorrer do tempo.

Os autores analisaram medições de testosterona feitas em mais de 1.500 homens, retiradas em duas visitas clínicas separadas por cinco anos. Depois de excluir os dados de homens com valores laboratoriais incomuns, que estivessem tomando medicamentos ou tinham condições médicas conhecidas por afetar os hormônios, sobraram 1.382 homens, que tiveram seus dados analisados.

Em média, os níveis de testosterona não caíram significativamente durante os cinco anos do estudo – eles diminuíram menos de 1% a cada ano. No entanto, quando os pesquisadores dividiram os pacientes em subgrupos, eles encontraram alguns fatores ligados a quantidades menores do hormônio. “Os homens que tiveram queda na testosterona tinham maiores chances de ser aqueles que se tornaram obesos, haviam parado de fumar ou estavam deprimidos”, diz Wittert. Ele ainda destaca que, apesar de parar de fumar levar a uma queda nos níveis do hormônio, os outros benefícios desse comportamento ainda compensam.

Os homens solteiros que participaram do estudo tiveram uma queda maior nos níveis de testosterona do que os homens casados. O pesquisador atribuiu isso a descobertas de pesquisas anteriores, que dizem que os homens casados são mais saudáveis e felizes. “Além disso, o sexo regular tende a aumentar os níveis de testosterona”, afirma.