Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Quanto mais tempo na frente da TV, pior a alimentação

Revisão de estudos sobre o tema, realizada por universidade do Reino Unido, concluiu que comer em frente à TV leva ao consumo de alimentos mais calóricos e pouco saudáveis

Por Da Redação 20 set 2011, 08h55

“Quanto mais tempo a criança passar sedentária em frente a uma tela de televisão, pior será sua alimentação.” – Natalie Pearsons, Universidade de Loughborough

Passar muito tempo em frente à televisão está diretamente associado com maus hábitos alimentares. É o que concluíram especialistas da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, que revisaram 53 estudos do mundo inteiro sobre comportamentos sedentários e hábitos alimentares. Segundo a revisão, aqueles que ficam mais tempo assistindo televisão consomem mais lanches e bebidas não saudáveis.

Os autores do estudo identificaram que, em particular, comer e assistir televisão estão associados com o consumo de lanches, bebidas e fast foods com mais calorias e também à baixa ingestão de frutas e legumes. “Não só os telespectadores são expostos a inúmeros comerciais que influenciam no tipo de comida que eles vão querer, mas a televisão pode também agir como uma distração, resultando na falta de conscientização do consumo de alimentos”, explica Stuart Biddle, professor da Escola de Esporte, Exercício e Ciências da Saúde (SSEHS) da Universidade de Loughborough e um dos autores do estudo.

Nessa pesquisa, as mesmas conclusões foram tiradas tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos. Os pesquisadores realçaram a importância que os pais têm para conter, ou influenciar, os maus hábitos alimentares dos filhos. “Se os pais colocam seus filhos na frente da televisão com um lanche ou uma refeição enquanto fazem outras tarefas domésticas, as crianças podem começar a associar a hora de ver televisão com o momento de comer”, alerta a médica Natalie Pearsons, outra autora do estudo.

Portanto, qualquer intervenção ou mudança na rotina das crianças devem ser seguidas pelos pais. Pearsons completa: “Quanto mais tempo a criança passar sedentária em frente a uma tela de televisão, pior será sua alimentação.”

Continua após a publicidade

Publicidade