Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Projeto de lei obriga restaurantes a colocar nos saleiros advertência sobre consumo excessivo de sal

Proposta também prevê que embalagens contenham a mesma mensagem

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados obriga bares, lanchonetes e restaurantes a colocar nos saleiros mensagens alertando para os riscos do consumo excessivo de sal. O projeto ainda prevê que essas informações também estejam presentes nas embalagens originais do produto.

Leia também:

Anvisa orienta panificadoras a reduzir sal no pão

Ministério da Saúde amplia acordo para redução do sódio nos alimentos

A proposta, feita pelo deputado Geraldo Thadeu, do Partido Social Democrático de Minas Gerais (PSD-MG), tramita na Câmara em caráter conclusivo – ou seja, se aprovada pelas comissões designadas a analisá-la, não precisará passar por deliberação no Plenário.

Para o autor do projeto, as mensagens nos saleiros incentivariam a população a ingerir menos sódio, cujo consumo excessivo está associado a um maior risco de doenças como hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo Thadeu, enquanto em países ricos a alta ingestão de sal se deve ao consumo de alimentos industrializados, no Brasil o hábito está mais relacionado à alimentação caseira. “É preciso mudar o hábito brasileiro de adicionar sal aos alimentos”, disse o deputado.

Conheça outros projetos e leis atuais na área da saúde:

Projeto de lei prevê inclusão de imagens de advertência em rótulo de bebidas alcoólicas

Lei que torna crime exigência de garantia para atendimento hospitalar é aprovada no Senado

Projeto de lei obriga SUS a realizar cirurgias plásticas reparadoras