Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Programa Telessaúde será ampliado em SP

Por Da Redação 10 nov 2011, 06h00

Por AE

São Paulo, 09 (AE) – O governo federal anunciou que investirá nos próximos 12 meses R$ 4,5 milhões para expansão do projeto Telessaúde Brasil Redes em São Paulo. O programa oferece às equipes de Atenção Básica consultoria à distância, utilizando tecnologias de informação e comunicação, permitindo que profissionais de saúde troquem informações sem sair dos postos de atendimento, por meio de videoconferências e internet.

A ferramenta tem por objetivo integrar regiões mais distantes aos grandes centros de pesquisa e referência, e permite ações como uma segunda opinião médica, além de discussão de casos com equipe multiprofissional. Segundo o governo, isso evita deslocamentos desnecessários do paciente, qualifica o diagnóstico e permite a educação permanente dos profissionais de saúde.

O serviço funciona articulado com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e auxilia a população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 1.471 serviços de saúde contam com o programa, que beneficia 947 municípios em 12 Estados: Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Acre.

AE

Continua após a publicidade
Publicidade