Clique e assine a partir de 9,90/mês

Pressão sistólica abaixo de 12 não traz benefícios a hipertensos

Segundo pesquisa, tomar remédios para manter a taxa inferior a 12 não diminui o risco de doenças cardiovasculares

Por Da Redação - 16 jun 2014, 18h15

Um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico Jama Internal Medicine mostrou que tomar remédio para manter a pressão arterial sistólica (máxima) abaixo de 12 pode não diminuir o risco de doenças cardiovasculares. “Nosso estudo demonstrou que a taxa ideal de pressão arterial sistólica para hipertensos é entre 12 e 13, nível que reduz significativamente os riscos de AVC, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. Não é preciso ir aquém disso”, diz Carlos J. Rodriguez, líder do estudo e professor associado do Centro Médico Wake Forest Baptist, nos Estados Unidos.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Systolic Blood Pressure Levels Among Adults With Hypertension and Incident Cardiovascular Events

Onde foi divulgada: periódico Jama Internal Medicine

Quem fez: Carlos J. Rodriguez, Katrina Swett, Sunil K. Agarwal, Aaron R. Folsom, Ervin R. Fox, Laura R. Loehr, Hanyu Ni, Wayne D. Rosamond e Patricia P. Chang

Instituição: Centro Médico Wake Forest Baptist, nos Estados Unidos, entre outros

Continua após a publicidade

Resultado: Tomar remédios para menter a pressão arterial sistólica (máxima) abaixo de 12 não reduz os riscos de AVC, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca

“Frequentemente nós tentamos reduzir ao máximo a pressão de hipertensos, achando que isso seria o melhor para a saúde do paciente”, diz Rodriguez. “Mas observamos que essa abordagem não traz nenhum benefício aos indivíduos com relação à redução do risco de eventos cardiovasculares, como infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC).”

Leia também:

Hipertensão crônica eleva risco de complicações na gravidez e no parto

Hipertensão cresce entre a população brasileira

Os pesquisadores acompanharam 4 480 pessoas por 21 anos, mediando a cada três anos a pressão arterial sistólica dos voluntários. A taxa era considerada alta acima de 14, normal entre 12 e 13 e baixa com menos de 12. Segundo os cientistas, os participantes hipertensos que tomavam medicamentos para manter a pressão sistólica abaixo de 12 não tiveram redução de risco de doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade
Publicidade