Clique e assine a partir de 8,90/mês

Popeye tinha razão: espinafre reforça os músculos

Segredo está nos nitratos, que chegam com mais eficiência às mitocôndrias

Por Da Redação - 2 fev 2011, 09h25

“É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia”

Eddie Weitzberg, pesquisador

Um estudo científico confirma que Popeye – personagem de quadrinhos americano que virou desenho animado – tinha razão ao afirmar que sua força vinha do espinafre. O famoso marinheiro engolia o conteúdo de uma lata de espinafre cada vez que tinha que utilizar seus músculos para sair de uma encrenca, e os pesquisadores constataram que isso tem fundamento: comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular.

O consumo de 300 gramas da hortaliça reduz em 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se pratica um exercício físico. O segredo está na grande quantidade de nitratos, que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia nas células. “É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia”, afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

O cientista deu a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em uma quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre. No começo e no final da experiência, eles pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que baixou entre 3% e 5% no final da atividade. “É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão”, enfatiza o especialista responsável pela pesquisa publicada na revista Cell Metabolism.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade