Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Pesquisa feita com brasileiros revela que metade tem HPV

Contaminação masculina é mais elevada do que entre mulheres

Por Da Redação 1 mar 2011, 16h15

Metade dos homens que participaram de uma pesquisa internacional estava infectada com o papilomavírus humano (HPV), responsável por causar o câncer cervical – o segundo tipo mais frequente entre as mulheres. O estudo, que foi publicado no periódico científico The Lancet, analisou 1.159 voluntários de três países: Estados Unidos, Brasil e México. O resultado da pesquisa serviu como alerta, já que os índices de contaminação foram superiores aos 20% apresentados pelas mulheres.

Em homens e mulheres, o HPV pode causar câncer, embora, nas mulheres, a evolução para displasias – quadro prévio ao tumor – seja mais comum. O contágio ocorre principalmente por via sexual, mas, ao contrário do HIV, causador da aids, o uso de preservativo não é tão eficaz. As infecções pelo HPV podem causar ainda cânceres no pênis, no ânus, na cabeça e no pescoço.

De acordo com os pesquisadores, cerca de 6% dos homens são infectados todos os anos pelo HPV-16, uma cepa do vírus responsável por causar câncer cervical nas mulheres e outros tipos nos homens. Para Anna Giuliano, uma das responsáveis pelo estudo, a infecção no homem tem ainda um agravante: eles não conseguem eliminar as infecções com o passar dos anos, o que pode acontecer naturalmente entre as mulheres.

Número de parceiros – “Descobrimos uma forte correlação entre a incidência da doença e o número de parceiros”, diz Luisa Villa, coautora do artigo e pesquisadora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, no Brasil. Homens que tiveram mais de 50 parceiras apresentaram uma chance 2,4 vezes maior de contrair a doença quando comparados àqueles com uma ou nenhuma parceira sexual. Homens que realizaram sexo anal com outros homens mais de três vezes também apresentaram uma incidência da doença 2,6 vezes maior quando comparados a outros sem parceiros recentes.

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade