Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

OMS quer erradicar dez doenças tropicais até 2020

Fundação Bill Gates doará 363 milhões de dólares por ano durante 5 anos

A Organização Mundial de Saúde (OMS), apoiada por uma iniciativa internacional da qual participam entidades públicas e privadas, anunciou nesta segunda-feira o estabelecimento de metas para erradicar dez doenças tropicais que afetam aproximadamente um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Saiba mais

DOENÇAS TROPICAIS DESATENDIDAS

São geralmente endêmicas em regiões pobres, provocadas por falta de saneamento básico e péssimas condições de higiene:

*Dengue

*Raiva

*Tracoma, doença causada por bactéria que pode levar à cegueira)

*Úlcera de Buruli, doença causa por uma bactéria da mesma família causadora da lepra e da pneumonia. Ela provoca grandes feridas geralmente nos braços e nas pernas)

*Treponematoses, doenças causadas pela bactéria Treponema pallidum

* Lepra, ou doença de Hansen

*Doença de Chagas

*Tripanossomíase africana, doença provocada por um parasita transmitido por um mosquito e conhecida popularmente como doença do sono) *Leishmaniose

*Cisticercose, infecção nos músculos e no cérebro causada pelos ovos do verme Taenia solium

*Dracunculíase, ou infecção pelo verme da Guiné, causada pelo Dracunculus medinensis, um verme nematoide que migra do estômago e passa em sua forma adulta para outros locais do corpo

*Equinococose, ou cisto hidático. Doença causada por larvas de parasitas que provocam cistos em órgãos como o fígado. Pode ser fatal, dependendo do tamanho e da localização dos cistos

*Infecções causadas por parasitas tremátodes

*Filaríase, mais conhecida como elefantíase, é uma doença causada pelos vermes Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori, que se instalam no sistema linfático da vítima, que tem papel importantíssimo nas defesas do organismo

*Oncocercose, também chamada de cegueira do rio, também é causada por um parasita que se espalha por todo o corpo, da pele ao sangue, e até atinge os olhos, podendo causar cegueira

*Esquistossomose ou bilharzíase, também conhecida como barriga d’água

*Helmintíases causadas por vermes intestinais

Participam da iniciativa a Fundação Bill & Melinda Gates e vários representantes da indústria farmacêutica, um segmento que se compromete a doar no futuro dezenas de milhões de doses de tratamentos para ajudar a erradicar estas enfermidades.

As doações se concentrarão em dez das Doenças Tropicais Desatendidas, responsáveis por fazer 90% das vítimas. A cada ano, estas doenças matam ou afetam severamente milhões de pessoas pobres que vivem nas regiões tropicais ou subtropicais.

“Estas doenças ancestrais estão ficando de joelhos a uma velocidade impressionante”, disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS. “Estou confiante de que essas doenças possam ser eliminadas ou controladas até o final da década.”

Entre as doenças tropicais desatendidas mais graves estão a filaríase linfática, também conhecida como elefantíase, e a doença do sono, transmitida pela picada mortal de uma mosca.

No total, 13 grandes laboratórios farmacêuticos se comprometeram a apoiar a iniciativa. O Sanofi, por exemplo, promete apresentar um produto eficaz para erradicar a doença do sono em 2020, em parte com recursos da fundação de Bill Gates. O Novartis se concentrará na lepra. O Merck se dedicará a desenvolver medicamentos para curar a esquistossomose, que causa 200 milhões de vítimas ao ano. O laboratório Bayer se comprometeu a combater a Doença de Chagas, que afeta 10 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente na América Latina.

A Fundação Bill & Melinda Gates doará 363 milhões de dólares ao ano durante cinco anos para ajudar nas pesquisas e na compra de medicamentos.