Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

OMS anuncia o fim da pandemia de gripe A

Por Da Redação 10 ago 2010, 12h22

“Estamos em um período de pós-pandemia”, confirmou a diretora da OMS, Margaret Chan

A pandemia de gripe A chegou ao fim, anunciou nesta terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). A declaração foi feita 14 meses após a emissão de um alerta máximo para a aparição do vírus – que causou a primeira pandemia do século XXI, deixando um total de 18.500 mortos.

“O mundo já não está na fase seis de alerta pandêmico. Estamos em um período de pós-pandemia”, confirmou a diretora da OMS, Margaret Chan, em uma teleconferência. “O novo vírus H1N1 está chegando ao fim”, acrescentou. O fato de vários países começarem a cancelar pedidos de vacinas serviu de base para o anúncio da OMS, junto a um comitê mundial de especialistas em gripe.

Margaret ressalva que a redução no número de internações e mortes não significa que o vírus H1N1 desapareceu. Pelo contrário, ele continua a circular, mas, no período pós-pandemia, a atividade de doença ao redor do mundo volta a ter os níveis vistos no caso do vírus da gripe comum.

Alerta – Portanto, os países devem continuar atentos a padrões incomuns de infecção e mutações que possam tornar ineficazes as vacinas existentes. “É provável que o vírus continue a causar problemas mais graves entre os mais jovens”, destacou, lembrando que os grupos de riscos são formados por jovens, crianças, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas.

No mês passado, o Ministério da Saúde anunciou que o número de casos graves hospitalizados e de mortes por conta da gripe A no Brasil caiu continuamente desde o início de março. De acordo com o órgão, a redução é resultado direto da campanha de vacinação, que imunizou 88 milhões de pessoas, entre março e junho deste ano.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade