Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Número de mortes causadas por câncer diminui nos EUA

Os tipos de câncer que mais contribuíram para a queda das mortes foram o câncer de pulmão e o câncer de mama

A forte queda nos casos fatais de câncer de pulmão e de mama provocou uma redução das mortes pela doença nos Estados Unidos nos últimos anos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Sociedade Americana de Câncer.

No total, foram evitadas mais de um milhão de mortes desde que o índice de mortalidade por câncer começou a cair, no começo da década de 1990, de acordo com o relatório Estatísticas do Câncer 2012, baseado em dados da saúde do governo americano.

Apesar da redução de pacientes que faleceram por causa dos quatro tipos principais de câncer (pulmão, colorretal, mama e próstata), outras variedades potencialmente mortais aumentaram – incluindo os de garganta e de boca ligados ao vírus do papiloma humano (HPV), uma enfermidade comum, transmitida sexualmente. Mortalidade por tumores de pâncreas, fígado, tireoide e rim e o melanoma da pele também cresceu nos últimos 10 anos.

Menos mortes

Foram evitadas mais de um milhão de mortes desde que a mortalidade por câncer começou a cair, no começo da década de 1990. Saiba o que contribuiu para a queda

  1. • Câncer de pulmão: 40% de mortes a menos entre os homens
  2. • Câncer de mama: 34% de mortes a menos entre as mulheres

Nos últimos quatro anos de estudo (2004-2008), as taxas globais de incidência de câncer foram reduzidas 0,6% ao ano nos homens e se mantiveram estáveis nas mulheres. A taxa de mortalidade por câncer nesse período caiu 1,8% ao ano nos homens e 1,6% ao ano nas mulheres.

De 1999 a 2008, as mortes por câncer caíram em todos os grupos raciais, exceto entre os índios americanos e nativos do Alasca, entre os quais as taxas permaneceram estáveis, acrescentou.

No próximo ano estima-se que haverá 1,6 milhão de novos diagnósticos de câncer e 577.190 mortes por câncer nos Estados Unidos, segundo as projeções do relatório.

(Com Agência France-Presse)