Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Número de casos de dengue no mundo pode ser o triplo do estimado

Segundo pesquisa britânica, a doença atinge aproximadamente 390 milhões de pessoas ao ano no mundo - e, desses casos, 90 milhões são graves

A epidemia de dengue no mundo pode ser ao menos três vezes maior do que a estimativa atual da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo um novo estudo da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, publicado neste domingo, na revista Nature, a doença atinge aproximadamente 390 milhões de pessoas por ano, sendo que mais de 90 milhões desses casos são graves e o restante, leve ou assintomático.

A OMS estima que de 50 a 100 milhões de pessoas sejam infectadas pela dengue todos os anos no mundo. Em um relatório divulgado em janeiro deste ano, o órgão classificou a condição como a doença tropical que se espalha mais rapidamente no mundo hoje, com potencial para se tornar uma epidemia mundial. De acordo com esse documento, a incidência de dengue aumentou 30 vezes nas últimas cinco décadas e, atualmente, a doença está presente em mais de 125 países.

Leia também:

Minas Gerais vive epidemia de dengue: 31 mortes

Cidades turísticas do Rio enfrentam epidemia de dengue

A nova pesquisa britânica, desenvolvida ao longo de anos e com base na análise de dados de diversos países, ressalta a crescente carga de doenças virais que são transmitidas por mosquitos, mas mostra que o quadro é muito pior do que o apontado pela OMS. “Esperamos que a pesquisa inicie uma discussão mais ampla sobre o impacto global dessa doença”, diz Jeremy Farrar, diretor da unidade de pesquisa de doenças tropicais da Universidade de Oxford.

A dengue no mundo – Segundo os pesquisadores britânicos, 70% dos casos de dengue no mundo se concentram na Ásia – a Índia sozinha corresponde a 34% de toda a carga global da doença. No continente americano, são registrados 14% dos casos de dengue no mundo – principalmente no Brasil e no México, que concentram metade de todas as infecções do continente. Os dados da América são praticamente os mesmos que os da África, onde a infecção não era vista como algo preocupante.

“Nós descobrimos que a propagação da população é um importante fator para predizer o risco atual de dengue no mundo. Com a globalização e o movimento constante de urbanização, nós prevemos que pode haver mudanças dramáticas na distribuição da doença no futuro: o vírus pode ser introduzido em áreas que anteriormente não estavam em risco, e as regiões atualmente afetadas podem apresentar um aumento do número de infecções”, diz Jeremy Farrar.

O mapa, produzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, mostra a distribuição dos casos de dengue no mundo: áreas em vermelho representam o maior risco da infecção e em verde, o menor risco O mapa, produzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, mostra a distribuição dos casos de dengue no mundo: áreas em vermelho representam o maior risco da infecção e em verde, o menor risco

O mapa, produzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, mostra a distribuição dos casos de dengue no mundo: áreas em vermelho representam o maior risco da infecção e em verde, o menor risco (/)

  • Causas e sintomas
  • Prevenção e tratamento

Stefan Cunha Ujvari, médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro A história da humanidade contada pelos vírus Stefan Cunha Ujvari, médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro A história da humanidade contada pelos vírus Stefan Cunha Ujvari, médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro A história da humanidade contada pelos vírus Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo

Como a dengue é transmitida?

Como o vírus da dengue atua em nosso corpo?

Qual a diferença entre a dengue e a febre amarela?

Como identificar corretamente os sintomas da dengue?

Quem já teve dengue fica imune à doença?

Qual a diferença entre a dengue normal e a hemorrágica?

Quando os sintomas indicam que o paciente deve procurar um médico?

  • Como a dengue é transmitida?
  • Como o vírus da dengue atua em nosso corpo?
  • Qual a diferença entre a dengue e a febre amarela?
  • Como identificar corretamente os sintomas da dengue?
  • Quem já teve dengue fica imune à doença?
  • Qual a diferença entre a dengue normal e a hemorrágica?
  • Quando os sintomas indicam que o paciente deve procurar um médico?

Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo

Qual é o tratamento da dengue?

Que remédios não devem ser tomados quando há suspeita de dengue?

Usar inseticida é suficiente para deixar a casa livre do mosquito?

Quais são os melhores métodos para matar o mosquito?

Os repelentes são eficazes em afastar o mosquito?

Por que ainda não existe vacina contra a dengue?

  • Qual é o tratamento da dengue?
  • Que remédios não devem ser tomados quando há suspeita de dengue?
  • Usar inseticida é suficiente para deixar a casa livre do mosquito?
  • Quais são os melhores métodos para matar o mosquito?
  • Os repelentes são eficazes em afastar o mosquito?
  • Por que ainda não existe vacina contra a dengue?