Novo lote com insumos para vacina de Oxford chega ao Brasil neste sábado
Remessa possibilitará a produção de cerca de 12 milhões de doses pela Fiocruz

Um novo lote com insumos para produção de cerca de 12 milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca chega ao Brasil no sábado, 27. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 26.
A remessa do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) chegará ao Brasil em voo procedente da China e será direcionada à Fiocruz, responsável pela fabricação e distribuição do imunizante no país.
LEIA TAMBÉM: Covid-19: por que testar a combinação de vacinas diferentes?
Após atrasos, o Brasil recebeu, no início de fevereiro, o primeiro lote do IFA importado da China, suficiente para produção de 2,8 milhões de doses da vacina de Oxford- AstraZeneca pela Fiocruz. A previsão é de que a primeira remessa de vacinas produzidas na Fiocruz seja entregue ao Ministério da Saúde na segunda quinzena de março. Até o momento, as vacinas de Oxford utilizadas no Brasil foram importadas prontas do Instituto Serum, na Índia.
“Até junho, são esperados mais lotes de insumos vindo da China para a fabricação, em solo brasileiro, de um total de 100,4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford”, disse a pasta, em comunicado.