Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nove formas de afastar as dores nas costas

Corrigir a postura, sair do sedentarismo e evitar salto alto são maneiras de prevenir ou minimizar o problema

Uma em cada oito pessoas terá dor nas costas ao longo da vida. O problema pode gerar consequências sérias caso seja negligenciado e surtir efeitos negativos não somente na saúde. Dores na região lombar são as principais causas de invalidez no mundo, superando problemas como derrame cerebral e depressão.

Na maioria dos casos, é possível prevenir ou atenuar as dores nas costas. Postura inadequada, sedentarismo, excesso de peso, uso frequente de sapatos impróprios e stress são algumas das causas da condição. Consequentemente, emagrecer, usar calçados adequados e corrigir a postura, por exemplo, ajudam a evitar e amenizar o incômodo.

Movimentar-se é outro dos principais aliados no combate às dores. O sedentarismo faz com que as células presentes nos discos entre as vértebras morram e percam sua capacidade de regeneração, aumentando o risco de dor. Por esse motivo, praticar algum exercício físico – sem, claro, exagerar no peso carregado – é extremamente benéfico.

Além disso, estar atento à duração das dores e evitar exagerar nos medicamentos sem o auxílio do médico são formas de evitar que o problema se torne crônico.

Fontes: Carlos Henrique Ribeiro, neurocirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Coluna; José Ribamar, médico especialista em dor e diretor-médico do Centro de Tratamento Intensivo da Dor e Wilson Dractu, ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e diretor do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna da Sociedade Brasileira da Coluna