Mutirão de testes de HIV será realizado no centro de SP

Por AE
São Paulo – Um mutirão de testes rápidos para o diagnóstico do HIV será realizado nos próximos dias 4 e 5, datas que antecedem a 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no próximo dia 10. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a ação vai acontecer na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, no centro da capital paulista.
Serão mil testes rápidos disponibilizados, além de 25 mil preservativos e panfletos com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo, de acordo com a Secretaria, é incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids. Mais de 30 profissionais trabalharão no mutirão, organizado pela Secretaria do Estado da Cultura em parceria com o Programa Municipal DST/Aids-SP
Aproximadamente metade dos óbitos por Aids no Estado estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção, informa a Secretaria da Saúde. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, Maria Clara Gianna, “todos os dias, nove paulistas morrem em decorrência da Aids. A testagem é gratuita e disponível em toda a rede pública desaúde.”
O teste rápido do HIVleva aproximadamente 30 minutos para ser realizado e sua eficácia é igual ao teste tradicional. Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa.
AE