Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre Robert Edwards, criador da fertilização in vitro

O britânico, ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2010 por seus estudos sobre infertilidade, é considerado o 'pai' do primeiro bebê de proveta do mundo

Morreu nesta quarta-feira, aos 87 anos, o embriologista britânico Robert Edwards, ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2010 e criador do método de fertilização in vitro. Segundo comunicado da Universidade de Cambridge, da qual o cientista era professor, Edwards faleceu tranquilamente enquanto dormia “após uma longa doença”.

Robert Edwards é conhecido como o “pai” do primeiro bebê de proveta do mundo, a britânica Louise Brown, nascida em 1978. Suas pesquisas sobre fecundação começaram em meados da década de 1950, e a técnica desenvolvida por ele possibilitou o nascimento de mais de quatro milhões de pessoas.

Leia também:

Robert Edwards revolucionou a medicina reprodutiva, dizem médicos

Tire suas dúvidas sobre fertilização in vitro

“Bob Edwards era um homem notável, que mudou a vida de muitas pessoas. Ele não era apenas um visionário em sua ciência, mas também na sua comunicação com o público em geral sobre as questões científicas nas quais ele foi um grande pioneiro. A sua morte será muito sentida por seus colegas, alunos, família e todas as pessoas que ele ajudou a ter filhos”, disse, em comunicado, Martin Johnson, professor de ciência da reprodução da Universidade de Cambridge.

Biografia – O britânico, nascido em 1925 em Batley, estudou biologia nas universidades de Gales e na de Edimburgo. A partir de 1958, começou a trabalhar no processo de reprodução humana. Em 1963, na cidade de Cambridge, fundou, junto com Patrick Steptoe (falecido em 1988), o primeiro centro de pesquisas para a fecundação in vitro.

Edwards foi agraciado com o Nobel de Medicina em 2010 pois conseguiu, com seus estudos, vencer “desafios monumentais” no campo da ciência, e seu êxito representou uma “revolução” no tratamento da infertilidade, segundo afirmou na época o Instituto Karolinska, responsável por escolher os vencedores do prêmio.

Fertilização arte Fertilização arte

Fertilização arte (/)