Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Metade dos hipertensos desconhece que tem o problema

Dado é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que lançou campanha para alertar sobre a importância de medir a própria pressão arterial

Por Da Redação 25 abr 2014, 08h53

A hipertensão atinge cerca de 30% da população brasileira – em idosos, essa prevalência chega a ser de 50% e, em crianças e adolescentes, de 5%. Estima-se, no entanto, que metade dessas pessoas desconhece ter o problema – e, entre aquelas que sabem, apenas um quarto segue corretamente o tratamento.

Esses dados são da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que lançou nesta semana, junto ao Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a campanha “Conheça a sua pressão arterial!”. O objetivo é alertar a população sobre a importância de conhecer e entender os valores da própria pressão arterial.

Leia também:

Novo limite para pressão arterial deve ser adotado no Brasil

Os especialistas ressaltam que essa informação pode fazer com que mais pessoas com pressão alta recebam tratamento adequado e se protejam de uma série de doenças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 80% dos derrames cerebrais, 40% dos infartos e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são causados pela pressão arterial alta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima de o problema seja responsável por 7 milhões de mortes no mundo anualmente.

Ações – A Sociedade Brasileira de Hipertensão vai realizar neste sábado, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, uma série de atividades relacionadas ao tema da campanha. Um evento gratuito no Parque Villa Lobos, na Zona Oeste de São Paulo, vai medir a pressão arterial e realizar teste de glicemia na população.

Continua após a publicidade
Publicidade