Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Médica brasileira vai à Suíça ser submetida à morte assistida

Anúncio foi feito no Facebook; prática é proibida no Brasil, mas legalizada em países da Europa e em alguns estados dos EUA e Canadá

“Em 16 dias, estarei longe, na Suíça, fazendo o que me deixará livre da dor e do medo. Acho que amanhã ou depois desligo esse Facebook […] A toda minha família, deixo meu mais sincero amor.” As palavras são de Letícia Franco, médica brasileira que anunciou em uma rede social, na última quinta-feira (1º), que vai para a Suíça com o objetivo de ser submetida à morte assistida.

Veja também

A postagem foi apagada posteriormente, mas acumulava comentários de amigos desejando boa sorte ou lamentando a escolha.

Segundo informações do portal O Livre, Letícia é portadora de uma doença rara e autoimune. Chama-se dermatopolimiosite, que provoca inflamação crônica da pele e da musculatura, causando dores pelo corpo, febre baixa, desânimo e dificuldade para se movimentar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, “em muitos casos, a fraqueza muscular é a única manifestação, o que dificulta e retarda o diagnóstico. Os principais músculos acometidos são aqueles localizados nas coxas e nas partes próximas dos braços”.

A morte assistida é proibida no Brasil, mas países como Suíça, Alemanha, Holanda e Bélgica legalizaram a prática. Alguns estados dos Estados Unidos e Canadá também autorizam o procedimento.

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Antonio Carlos Albuquerque Diniz

    Como o Brasil proibi a pratica de eutanásia, certamente os médicos que atenderam a brasileira em sua morte assistida estarão cometendo crime, punível no Brasil, pois, sendo a paciente brasileira, ela está sujeita as leis brasileiras, sob pena das autoridades deste País estarem sendo omissas quanto a vida de uma cidadã brasileira.

    Curtir

  2. Douglas Valle

    Vergonha de um país do tamanho do Brasil não liberar a eutanásia, fazendo assim cidadãos brasileiros terem que recorrer a outros países
    #eutanasiaja

    Curtir

  3. Fabricio de Araujo microwinsoft

    Quem quer viver num pais sem LULA presidente

    Curtir

  4. Fernando Mello

    Taí…será que Lula já pensou nessa alternativa?

    Curtir

  5. Fernando Mello

    Aproveita passa no banco (suíço) e já faz as transferências para os filhos antes de terminar.

    Curtir

  6. Leonidas Neves

    Vai para a Suiça se suicidar? beleza, já sabe a recepção que terá do outro lado…

    Curtir

  7. Quantas pessoas em situação desesperadora em que a morte é a única solução. Ficar contra a aprovação da eutanásia para pacientes desenganados é na minha opinião ignorância, fundamentalismo religioso e hipocrisia .

    Curtir

  8. William Silva

    A morte assistida e a eutanasia ja faz parte do Brasil a anos e so vc chegar ruim no hospital que os medicos irao ficar assistindo vc morrer na fila do SUS e se for internado vao te matar para outro ser internado no seu lugar.

    Curtir

  9. Paulo Bandarra

    Nos sensibilizamos mais com o sofrimento de um animal do que com o de um semelhante.

    Curtir

  10. Belakit Moreira

    Senhor!! Tens piedade de nós

    Curtir