Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Israel suspeita de ligação entre vacina da Pfizer e casos de miocardite

Em resposta, o laboratório disse estar ciente das observações e afirmou que não é possível estabelecer uma ligação entre a doença e seu imunizante

Por Matheus Deccache Atualizado em 6 jul 2021, 15h12 - Publicado em 2 jun 2021, 14h36

O Ministério da Saúde de Israel afirmou que o pequeno número de casos observados de pacientes com problemas cardíacos que receberam a vacina da Pfizer – majoritariamente homens novos — provavelmente tem ligação com a vacinação. 

Em resposta, a farmacêutica disse estar ciente das observações israelenses e afirmou que não é possível estabelecer uma ligação entre a miocardite e seu imunizante. Além disso, a empresa completou que todas as reações adversas e dados de vacinação são regularmente revisados juntamente com o departamento responsável pelos imunizantes do Ministério da Saúde israelense.  

LEIA TAMBÉM: Vacinas contra a Covid-19: o que esperar dos efeitos colaterais

De dezembro de 2020 a maio de 2021, foram reportados 275 casos de miocardite entre mais de 5 milhões de pessoas vacinadas, disse o ministério na divulgação do estudo encomendado para analisar o assunto. De acordo com os dados, a maioria dos pacientes que apresentaram a inflamação não passaram mais do que quatro dias internados e 95% apresentam sintomas leves.  

Ainda de acordo com os dados, há uma provável relação entre novos casos de miocardite em pacientes que receberam a segunda dose da vacina da Pfizer, principalmente entre homens com faixa etária entre 16 e 30 anos, sendo ainda mais afetados aqueles que têm entre 16 e 19 anos. No mês de maio, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já havia recomendado um estudo mais aprofundado para descobrir a possível ligação entre a miocardite e as vacinas que usam a tecnologia RNA, como a Pfizer e a Moderna. 

Continua após a publicidade

Apesar da recomendação, o CDC afirmou que outros dados referentes à vacina constataram que o número de casos de miocardite após a imunização contra a Covid-19 não difere das expectativas. Para alguns médicos, os pais não devem deixar de vacinar os seus filhos principalmente pelos riscos já conhecidos da Covid-19, que são muito maiores. 

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse na semana passada que os índices de miocardite após a vacinação da Pfizer não eram motivos de preocupação uma vez que as taxas são semelhantes às da população em geral. Além disso, a agência completou que os jovens são particularmente mais propensos a desenvolverem esse tipo de inflamação. Israel evitou tornar a população de 12 a 15 anos elegível para a vacinação alegando que espera dados mais completos do Ministério da Saúde.  

Com mais de 55% de sua população vacinada, Israel é um dos exemplos de vacinação contra a Covid-19, somando apenas 340 casos ativos da doença em todo o seu território. Na última terça-feira, o distanciamento social e a obrigatoriedade do passe verde para frequentar determinados estabelecimentos foram cancelados e a economia já funciona sem restrições, embora o turismo ainda esteja sendo controlado.  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.