Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hong Kong eleva alerta de gripe aviária

Por Filipe Domingues

Hong Kong – A região autônoma chinesa de Hong Kong elevou hoje o alerta de gripe aviária para “sério” e anunciou que vai abater 17 mil frangos. O chefe de saúde da cidade, York Chow, anunciou as medidas depois da identificação do vírus H5N1 em um frango morto, pertencente a um mercado atacadista, e em duas aves selvagens. Autoridades proibiram todas as importações de aves, com efeito imediato, enquanto pesquisam a origem da ave morta, se foi importada ou se pertencia a produtores locais.

A rede de televisão pública RTHK relatou que cerca de 20 estudantes de uma escola feminina, com idades de seis e sete anos, desenvolveram sintomas semelhantes ao da gripe, inclusive febre, tosse e dor de garganta. Mas nenhuma delas foi levada ao hospital.

Hong Kong foi a sede do primeiro grande surto de gripe aviária entre humanos, em 1991, quando seis pessoas foram mortas por uma variedade mutante do vírus, que geralmente se limita às aves. Milhões de animais foram abatidos na ocasião. As informações são da Dow Jones.

Filipe Domingues