Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

HIV tem genoma decodificado

Cientistas americanos afirmam ter decodificado o genoma completo do vírus HIV-1, causador da Aids. O anúncio foi feito na quarta-feira, em estudo publicado na revista científica Nature, e abre caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos contra a doença.

O mérito da descoberta é de uma equipe da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. Os pesquisadores agora pretendem usar essas informações para produzir leves modificações no vírus, de forma que possa ser identificado o que afeta ou não o HIV.

“Se o vírus não crescer da mesma forma após ser alterado, então significa que você mudou ou afetou algo que era importante para ele”, excplica Ron Swanstrom, professor de microbiologia e imunologia, segundo reportagem da rede britânica BBC.

O HIV carrega suas informações genéticas na forma de complicadas estruturas. Em vez de armazená-las em um DNA de fita dupla, como acontece nos vírus que causam gripe e hepatite C, por exemplo, ele as carrega em um RNA de fita única, capaz de se fechar em intricadas arquiteturas.

A ideia é que o estudo ajude a entender melhor como o vírus atua no organismo dos infectados. “Também estamos começando a entender os truques que o genoma usa para ajudar o vírus a escapar da detecção pelo hospedeiro humano”, disse em comunicado o líder do estudo, Kevin Weeks.