Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hemocentro de Goiás participa de evento do PNH

Por AE

São Paulo – Diretores e servidores do Hemocentro de Goiás (Hemogo) participam hoje do 1º Encontro de Humanização da unidade, a fim de implantar a Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003. A PNH tem como objetivo colocar em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. As informações são do site da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

De acordo com o texto, a abertura do evento, que acontece durante todo dia, contou com a presença da superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS), Meire Incarnação Ribeiro Soares, das diretoras do Hemogo, geral Camila Lorena Nunes Seabra, e administrativa Maria Regina Velozo da Rocha. A palestrante do encontro é a consultora da PNH do Ministério da Saúde (MS), Olga Matoso.

Camila ressaltou que este é um passo importante e decisivo para a construção de um futuro melhor e mais humano para a unidade, que trará benefícios tanto para os servidores quanto para os usuários. Ela destacou que para isso, o encontro conta com a participação de um representante de cada setor do Hemogo. “Queremos implantar uma gestão mais participativa, que envolverá a humanização do trabalho e do atendimento ao usuário do SUS�, disse a diretora, de acordo com o texto no site da secretaria.

A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento das relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

AE