Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gosta de ir a shows? Isso aumenta a sua felicidade

A explicação pode estar no fato de que os eventos musicais propiciam a interação, segundo novo estudo

Um estudo acaba de confirmar o que já se suspeitava: a música deixa as pessoas mais felizes. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Psycology of Music, o bem-estar é ainda maior em pessoas que vão a shows.

Para verificar se havia uma conexão entre o “tipo de consumo” de música e o nível de felicidade de uma pessoa, pesquisadores da Universidade Deakin, em Victoria, na Austrália, analisaram 1.000 entrevistas com australianos selecionados aleatoriamente. Os questionários abordavam seis diferentes formas de engajamento na música: ouvir, cantar, tocar, dançar, compor e frequentar eventos musicais.

Os resultados mostraram que pessoas que se engajam em atividades como dançar ou ir eventos musicais, como shows, festivais e musicais são mais felizes do que aquelas que apenas ouviam, cantavam, tocavam ou compunham.

Leia também:
Música ajuda bebê a falar, sugere estudo
Por que ouvir música causa calafrios? Cientistas buscam resposta

Embora não haja uma explicação comprovada, Melissa Weinberg, coautora do estudo, sugere que o mecanismo pode estar associado à interação. “As pessoas interagem com a música e com outras pessoas por meio dela. Trata-se de uma forma de expressar emoções”, disse à rede americana CNN.

“A música pode ser um meio de facilitar as conexões sociais e nós sabemos que esses relacionamentos são essenciais para o bem-estar. Tudo o que nos une através de um interesse em comum irá contribuir para isso, inclusive a música”, conclui Melissa.